Cooktop a gás, indução ou elétrico? Conheça as diferenças

Cooktop a gás, indução ou elétrico? Conheça as diferenças

O fogão cooktop é um eletrodoméstico importante para o preparo de refeições, muito moderno e prático, é um fogão sem forno, que ocupa menos espaço e pode ser instalado em qualquer bancada de cozinha ou superfície plana.

Porém, existem modelos diferentes, e a principal diferença entre eles é a praticidade, é importante verificar na hora de comprar qual deles irá te ajudar mais rápido e com mais facilidade.

Devido ao seu design, os cooktops também podem ser chamados de fogões de mesa. Capazes de alcançar altas temperaturas, eles devem ser colocados sobre superfícies que suportam o calor, como o mármore ou granito.

Cooktop a gás


A principal característica do cooktop a gás é que funciona exatamente da mesma forma que qualquer fogão a gás, dependendo de energia elétrica apenas para o acendimento das bocas.

Com a chama e as grades de um fogão tradicional, exigem posição próxima à saída do gás encanado ou do botijão. Geralmente têm acabamento em alumínio ou inox e não há restrições ao tipo de panela, por isso o modelo se tornou o mais vendido do mercado, já que é possível usar a mesma fonte de gás do seu antigo fogão normal.

Além disso, nesse modelo pode ser usado com qualquer tipo de panela, um diferencial com relação aos outros modelos e geralmente possui preços mais acessíveis. Com o cooktop a gás, também é possível cozinhar mesmo quando não há quedas de energia elétrica.

Cooktop elétrico


A fonte de calor em um cooktop elétrico é uma resistência elétrica que fica por baixo de uma placa de vitrocerâmica, assim não criando uma chama, mas aquecendo muito rápido, o que agiliza o processo de cozimento, mas demorando mais para esfriar também, o que exige cuidados. Possui uma mesa plana, que facilita muito a limpeza.

O cooktop elétrico é um eletrodoméstico mais moderno ao modelo a gás, e alguns modelos contam com timer para programar o tempo em que a panela fica exposta ao calor; controle preciso de temperatura e desligamento automático para o caso de a panela ficar esquecida no fogo.
Os modelos de cooktop elétrico variam de uma até cinco bocas.

Tipos de panelas para o Cooktop Elétrico
A primeira coisa é que as panelas precisam ter o fundo plano e diâmetro proporcional ao queimador, para que a chama vá direto para os alimentos no fundo da panela.

Por isso, as mais recomendadas são panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de ferro ou de aço. Panelas de materiais menos resistentes, como vidro, cerâmica ou cobre, não devem ser utilizadas.

Além disso, muitas pessoas costumam não prestar atenção na hora de escolher o seu cooktop, pois, acabam achando que pode ser usado todo tipo de panela, na hora de escolher, se tiver alguma dúvida, fale com algum dos nossos vendedores, que atendem online!

A Teu Lar oferece diversos modelos de cooktops da Tramontina, que podem ajudar no seu dia a dia.


Alguns modelos de cooktop elétrico possuem diversos níveis de temperatura, oferecendo maior precisão durante o cozimento. Além disso, o opções com painel touch possibilitam o bloqueio dos comandos para que crianças não manuseiem o produto, e após o uso o display permanece ligado, indicando que a superfície continua quente, desativando-se somente quando a temperatura for inferior a 30° C.

Cooktop por indução


Um cooktop por indução não deixa de ser um tipo de cooktop elétrico, já que também usa eletricidade, mas dispensa o gás. Não possui queimadores. Funciona com correntes eletromagnéticas que são ativadas apenas quando as panelas são colocadas na superfície, por indução eletromagnética e, por isso, ele tem esse nome. O calor gerado vai para o alimento e não ocorre a perda de temperatura para o ambiente.

Eles contêm um sensor de panelas, que faz com que o aquecimento seja interrompido assim que a panela é retirada – garantindo mais segurança. Após o uso, a superfície esfria quase que imediatamente. Eles também contam com a função de timer, que estabelece um tempo determinado para o aquecimento das bocas. Outro aspecto positivo dos modelos elétricos de indução é a sua capacidade de economizar espaço, pois não precisam do auxílio de botijões de gás e de outros acessórios. Por isso, eles permitem uma decoração mais clean e agradável.

Tipo de panelas para fogão por indução


As panelas para o fogão cooktop por indução precisam ser magnéticas, com fundo de aço, de ferro fundido ou multicamada.

Vidro: É o material da superfície. Neste modelo, as bocas ficam para fora. São resistentes à alta temperatura e a choques térmicos.

Inox: São os que mais se aproximam dos fogões convencionais. Também possuem bocas para fora e têm ótima resistência.

Vitrocerâmico: Sua superfície também é de vidro, porém são os mais modernos, não possuindo grades e bocas. Geralmente possuem controle digital.

Vantagens e desvantagens do cooktop a gás x elétrico


VANTAGENS DESVANTAGENS


COOKTOP ELÉTRICO
O design moderno chama a atenção e ainda aquece os alimentos com muita agilidade, além de possibilitar muita precisão na temperatura. Funciona somente com energia elétrica (o que pode dar uma diferença na conta de luz) e não se pode usar qualquer tipo de panela, sendo preferível optar pelas de material mais resistente.


COOKTOP POR INDUÇÃO Aquecimento rápido, esfriamento rápido, aquece apenas em contato com a panela, segurança total. Limpeza fácil. Precisa de energia elétrica, funciona apenas com panelas que induzem energia.


COOKTOP A GÁS A instalação é bastante fácil, já que só precisa da conexão com o gás de cozinha, que é comumente encontrada na maioria das casas e apartamentos;
Pode ser usada qualquer tipo de panela. Apesar do consumo de energia elétrica, em muitos locais o valor do gás também é bastante alto. Por isso, o aparelho vai exigir de você um certo cuidado em relação ao consumo;
Não há tanta precisão na temperatura quanto nos outros tipos, que funcionam através de energia elétrica.
Para escolher vai depender da sua necessidade! Você pode optar tanto pela praticidade dos cooktops a gás, que são mais parecidos com os modelos convencionais, como também pela eficiência dos cooktops elétricos, que oferecem maior controle de temperatura.

De qualquer forma, o fato é que os cooktops (tanto a gás quanto elétricos) ocupam menos espaço na cozinha, além de serem mais modernos e elegantes. E vão atender muito bem a todas as necessidades do dia a dia, sendo práticos e fáceis de usar e limpar.

Como limpar um cooktop


Saiba, que uma boa higienização do seus cooktop pode ser fundamental para a durabilidade dele, por isso, não tenha preguiça na hora de limpar, o seu fogão agradece.

Separamos umas dicas de limpeza infalíveis para deixar seu cooktop sempre brilhando.

A primeira coisa que um dono de cooktop precisa saber sobre a limpeza do aparelho é simples, mas que vai facilitar muito a limpeza e evitar danos permanentes: limpe de maneira básica seu cooktop assim que notar sujeiras.

Respingos de molhos podem corroer a superfície esmaltada. Retire-os assim que possível, assim como pequenos fragmentos de comida.

Como limpar o Cooktop a gás


1) Cheque todos os botões e certifique-se de que o gás não está aberto.
 

2) Assim como um fogão, retire as partes removíveis do aparelho.

3) Limpe as grelhas e queimadores com uma mistura de água e detergente neutro. Produtos como amônia e ácidos, como produtos para limpar o forno, não são recomendados pois afetam o acabamento do cooktop.

4) Aplique a mesma mistura na superfície do aparelho para completar a limpeza, sempre utilizando materiais não abrasivos, como o lado macio da esponja e panos úmidos.

5) Ao finalizar a limpeza, cheque se não há resíduos no queimador que possam prejudicar a chama da boca.

Como limpar o Cooktop elétrico

1) Espere o cooktop esfriar para começar a limpeza, pois o choque térmico pode causar manchas irreversíveis.

2) Utilize apenas esponjas não abrasivas, panos úmidos e sabão ou detergente neutro para a limpeza, sem aplicar água diretamente. O líquido pode penetrar o cooktop e danificar estruturas elétricas.

3) Ao esfregar utensílios de limpeza, não aplique muita pressão ao aparelho.

Gostou dessas dicas? Então, espia nossa loja e confira modelos disponíveis que ficará lindo na sua cozinha, e compartilhe com seus amigos, ok?

Comentários