Frete Grátis para as regiões Sul e Sudeste nas compras acima de R$650,00.
Coifa de Parede: conheça as vantagens dessa coifa de cozinha

Coifa de Parede: conheça as vantagens dessa coifa de cozinha

Uma cozinha equipada com eletrodomésticos de qualidade faz toda a diferença no nosso dia a dia, não é mesmo? E um dos eletros indispensáveis em uma cozinha é a coifa de parede, uma vez que ela trás qualidade, conveniência e conforto para todos os residentes.

A coifa de parede além de ajudar a manter a qualidade de ar durante o preparo das refeições, tem papel fundamental na absorção dos odores, não deixando que ele se espalhe para outros cômodos, afinal de contas, ninguém quer cheiro de comida ou gordura se espalhando por todos os ambientes.

Veja abaixo algumas vantanges da coifa de parede e como ela pode te ajudar no preparo dos alimentos no dia a dia.

Utilidade da Coifa de Parede

Muitas pessoas não sabem, mas os eletrodomésticos que compõem a cozinha podem influenciar diretamente na conservação dos móveis e dos próprios eletros. Um dos eletrodomésticos que mais contribuem nesse sentido é a coifa de parede, pois ela é a responsável por purificar e limpar o ar do ambiente, evitando que partículas de gordura se espalhem pelo ar e se acumulem nas superfícies.

Isso torna a limpeza do ambiente e equipamentos muito mais fácil e prática, já que elas contribuem para a neutralização dos resíduos, eliminação da fumaça e odores causados durante a cocção dos alimentos.

Por isso, é imprescindível que a coifa de parede seja instalada diretamente acima do fogão, em altura recomendada pelo fabricante e conforme manual de instruções do produto, a seguir, abordaremos como instalar a coifa de parede de forma ideal e eficaz.

coifa de parede teu lar

Como funciona a Coifa de Parede

Basicamente, a coifa de parede faz a neutralização do ar do ambiente através do método de extração, ou seja, o ar é sugado pelo motor interno da coifa, levado ao seu interior e lançado para o lado exterior através de dutos condutores.

Esse tipo de coifa ganha destaque pela sua eficiência e capacidade em eliminar odores e gorduras da cozinha. Nos manuais de cada produto, os fabricantes costumam informar a quantidade de metros quadrados de ar purificados a cada minuto por determinado aparelho, isso contribui na hora de escolha do produto com base no tamanho do seu ambiente.

Outro ponto a ser observado, é que as coifas de parede mais modernas possuem motores silenciosos, que garantem maior conforto para quem estiver cozinhando, além disso, muitas possuem diferentes tipos de velocidades e luzes auxiliares direcionadas ao fogão.

No entanto, é necessário que seja feita a canalização adequada, para que o ar sugado pela coifa de parede seja direcionada para a área externa da casa ou apartamento.

Decoração e Coifa de Cozinha

O aço inox – e muitas vezes o vidro – são os materiais mais comuns aplicados na construção das coifas, além disso, design arrojado e diferenciados tem feito desses eletrodomésticos pontos focais de elegância e estilo nas cozinhas.

Coifas com design compostos por linhas retas e ‘cantos quadrados’ são ideais para projetos de cozinhas minimalistas e industriais, que seguem a filosofia do ‘menos é mais’ e objetos mais expostos.

Já as coifas com design mais arredondados são especialmente indicadas para quem gosta de design clássico e atemporal.

Dicas para escolher sua Coifa de Parede

Escolher uma coifa de parede não parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Levando-se em conta a variedade de modelos e funções, deve-se observar alguns pontos fundamentais para que você desfrute do máximo potencial desse eletrodoméstico. Vamos a eles.

  • Poder de sucção: é imprescindível que você avalie o poder de sucção da sua coifa de parede, afinal de contas, é isso que irá definir quanto ar ela conseguirá filtrar a cada minuto em funcionamento. Veja quantos metros quadrados de ar ela filtra por minuto e leve em consideração o tamanho da sua cozinha. Além do mais, considere também se você costuma cozinhar diariamente, para quantas pessoas serão preparadas as refeições e se a maior parte delas são feitas em casa ou fora dela.
  • Tamanho da coifa e fogão: o ideal é que a sua coifa tenha a mesma proporção em largura que o seu fogão, assim ela cobrirá toda a área onde os resíduos podem ser gerados e lançados ao ar. Atualmente, existem diversos tamanhos de coifa de parede, mas não leve em conta somente o fator estético, preocupe-se principalmente com a eficiência do produto.
  • Parede de instalação: para evitar danos e incômodos futuros, avalie a parede onde a coifa será instalada e se ela oferece a estrutura adequada para suportar o peso do produto.

Instalação da Coifa de Parede

A instalação da coifa de parede deve ser feita por profissional capacitado, uma vez que requer a perfuração da parede onde ela será fixada e a ligação com dutos que levarão o ar sugado para o exterior do ambiente, tais dutos também devem ser previamente feitos e já estarem prontos no momento da instalação da coifa.

Além disso, é necessário que seja feita a instalação elétrica, que será responsável por alimentar o motor elétrico que é o responsável pela sucção do ar durante o funcionamento da coifa.

Por fim, a instalação deve seguir as recomendações informadas pelo fabricante em seu manual de instruções e instalação, isso irá garantir maior eficiência do produto e evitar que você incômodos futuros.

Na Teu Lar, possuímos diversos modelos de coifas de parede da marca Tramontina, líder nacional na produção de diversos itens para cozinha, com qualidade e garantia. Veja alguns modelos disponíveis em nosso estoque.

Agora que você já sabe todas as vantagens, boas compras. E se precisar, basta entrar em contato que estamos prontos para lhe atender!

Deixe uma resposta

Quick Navigation
Newsletter Teu LarReceba nossas promoções no seu e-mail

Receba todas as nossas atualizações e promoções diretamente no seu e-mail.

×

Cart

Abrir chat
Olá, precisa de ajuda?